27 Maio 2019
COORDENADORIA  DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
EPIDEMIOLÓGICA

Campanha Nacional Contra a Malária

O que é

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, se não for tratada, pode evoluir para forma grave e para óbito.

No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nos demais estados e o Distrito Federal, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois se observa uma letalidade mais elevada que na região Amazônica.

Se você esteve em alguma área que tem malária nos últimos 6 meses não esqueça de contar ao profissional de saúde. E, antes de ir para uma área que tem malária procure orientação sobre prevenção.

Sintomas

Fique atento aos sintomas da doença como febre, dor de cabeça ou no corpo, náuseas, calafrios e muito suor, pois podem indicar malária.

Ao sentir qualquer sintoma da doença, procure uma unidade de saúde, faça o exame. Ele é simples e gratuito.

Tratamento

Caso seja diagnosticada a malária, realize o tratamento que também é fornecido gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O tratamento indicado depende de alguns fatores, como a espécie do protozoário infectante; a idade do paciente; condições associadas, tais como gravidez e outros problemas de saúde; além da gravidade da doença.

Quando realizado de maneira correta e oportuna, o tratamento garante a cura da doença. Faça o tratamento até o fim.

Diagnóstico e tratamento adequados e completos trazem a cura, mas precisamos também tomar medidas de proteção contra a picada do mosquito. Junte-se a nós. Vamos interromper o avanço da doença.

Fonte Ministério da Saúde

Sobre Vigilância em Saúde

Garantir a saúde por meio da vigilância e monitoramento de impactos, visando melhorar qualidade de vida à população cuiabana.