21 Agosto 2019
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
DIVISA

Campanha Doação de Leite

O Ministério da Saúde e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/FIOCRUZ promovem a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano 2018. A campanha marca o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio nos países da América Latina, Caribe Hispânico, África Portuguesa e Península Ibérica.

A doação de leite humano é importante porque ajuda a salvar a vida de milhares de recém-nascidos prematuros e de baixo peso (abaixode 2,5 kg) internados que não podem ser amamentados pela própria mãe. Ao longo dos anos, a doação de leite humano cresceu no Brasil, beneficiando 179 mil recém-nascidos internados somente no ano passado, a partir da solidariedade de 165 mil doadoras. Este ano, o Ministério da Saúde trabalha com a meta de aumentar em 15% as doações. Hoje, o Brasil conta com 215 Bancos de Leite Humano e 147 Postos de Coleta.

A campanha é realizada porque o número de doações de leite humano ainda é baixo em relação à demanda no país. Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir apenas 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados nas UTIs neonatais do Brasil. Isso significa que 40% dos bebês internados que precisam não podem contar com o leite humano na sua alimentação. Por isso, o Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/FIOCRUZ, realiza todos os anos uma campanha para sensibilizar mulheres que amamentam para que doem leite humano.

Sobre Vigilância em Saúde

Garantir a saúde por meio da vigilância e monitoramento de impactos, visando melhorar qualidade de vida à população cuiabana.