13 Novembro 2019
Conheça vacinas contra gripe aprovadas para 2019
DIVISA

Conheça vacinas contra gripe aprovadas para 2019

DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Fotografo(a): SECRETARIA DE SAÚDE
19/03/2019 - 10:32

Geralmente, as vacinas da influenza sazonal são modificadas a cada ano, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde.

Seis vacinas contra gripe (influenza) tiveram aprovação da Anvisa para uso no Brasil, em 2019. Os produtos autorizados são os que fizeram a atualização das cepas do vírus da gripe, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Resolução RE 2.714, de outubro de 2018, da Agência. São eles: 

- Fluarix Tetra – GlaxoSmithKline Brasil Ltda.

- Influvac – Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. 

- Influvac Tetra – Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.

- Vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) – Instituto Butantan. 

- Vacina Influenza Trivalente (subunitária, inativada) – Medstar Importação e Exportação Eireli.

- Vaxigrip – Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. 

Composição das vacinas  

As vacinas da influenza sazonal são geralmente modificadas a cada ano, para proteção contra as cepas virais de gripe em circulação. Normalmente, a OMS divulga, no mês de setembro, a recomendação das cepas de vírus influenza que devem ser utilizadas na produção das vacinas para o hemisfério sul, para uso no ano seguinte.   

Por isso, em conformidade com as determinações da OMS e com a Resolução RDC 151/2017, todos os anos a Anvisa publica uma resolução que define a composição das vacinas influenza que serão utilizadas no ano seguinte.  

As vacinas influenza trivalentes a serem usadas no país, neste ano, devem conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação e devem observar as seguintes especificações:  

– Um vírus similar ao vírus influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09. 

– Um vírus similar ao vírus influenza A/Switzerland/8060/2017 (H3N2). 

– Um vírus similar ao vírus influenza B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).  

As vacinas influenza quadrivalentes, contendo dois tipos de cepas do vírus influenza B, deverão conter um vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013 (linhagem B/Yamagata/16/88), adicionalmente aos três tipos de cepas especificadas acima.  

Fonte do SITE Anvisa

Sobre Vigilância em Saúde

Garantir a saúde por meio da vigilância e monitoramento de impactos, visando melhorar qualidade de vida à população cuiabana.